1. Selecione o Certificado Digital

2. Armazenado em (mídia)

    Tipo A1

    Tipo A3

3. Validade (em meses)

Certificado Digital

O que é e onde usar

O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

Onde é armazenado o Certificado Digital?

Existem 2 tipos de Certificado Digital:
  • Certificado A1

    É emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Tem validade de 12 meses.

  • Certificado A3

    É emitido e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Token ou Nuvem). Tem validade de 12 a 60 meses.

Advogado
Advogado

e-CPF

O e-CPF é o Certificado Digital da pessoa física, que permite realizar diversos serviços a distância e tem a mesma funcionalidade da assinatura de punho.

Onde usar

Pode ser utilizado para assinar documentos – sem papel e caneta, se comunicar com a Receita e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações.

e-CNPJ

O e-CNPJ é o Certificado Digital da pessoa jurídica, que permite realizar diversos serviços a distância em nome de uma empresa e tem a mesma funcionalidade da assinatura de punho do responsável legal.

Onde usar

Com o e-CNPJ é possível assinar documentos e notas fiscais eletrônicas, se comunicar com a Receita Federal, acessar ao programa Conectividade Social, entre outras aplicações.
Advogado