O QUE É CERTIFICADO DIGITAL?

QUAL A SUA NECESSIDADE?

ANCert apresenta ao ITI centro de estudos para reforçar a segurança dos certificados digitais
ANCert apresenta ao ITI centro de estudos para reforçar a segurança dos certificados digitais

A expansão das utilizações da certificação digital faz aumentar também a preocupação com a segurança das operações e o processo de emissão dos documentos. Desde 2012, a ICP-Brasil recebeu 166 comunicados de tentativas ou confirmações de fraudes na emissão de certificados digitais. Para combater esses problemas, a ANCert (Associação Nacional das Autoridades de Certificação Digital, que reúne Autoridades Certificadoras e de Registro), criou o CertICP: Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes na ICP-Brasil.

A novidade será apresentada por Manuel Matos – que além de gestor da Rede ICP Seguros é o vice-presidente de Relações com o Legislativo da ANCert e criador do CertICP – em reunião que acontece amanhã, em Brasília, na sede do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Entre outros participantes, estarão o procurador federal chefe do ITI, André Garcia, e o assessor da presidência do ITI, Eduardo Lacerda.

O CertICP tem como primeiras propostas: a eliminação da renovação online, que apresenta vulnerabilidade pela não conferência da identidade e documentos do titular; e o mapeamento dos riscos e possíveis formas de mitigação dos mesmos no uso do certificado digital A1, gerado e armazenado no computador do titular, possibilitando a instalação em mais de um computador após o backup.

Fonte: Rede ICP Seguros
« Voltar
Ranking Geral